Pular para o conteúdo principal

nagasaki

Faze hoje 60 anos que caiu uma bomba atômica sobre a cidade de Nagasaki, matando milhares de pessoas e forçando a rendição incondicional do exército japonês. Uma canção romântica do Gilberto Gil sugere que "uma bomba sobre o Japão fez nascer o Japão da paz". A canção trata especificamente de conflitos conjugais, mas faz uma afirmação que chama a atenção. Como pode uma bomba trazer a paz?

De fato, depois da bomba o Japão se rendeu aos Estados Unidos, e ao mundo ocidental. Até bem pouco tempo não havia mais exército japonês, hoje os soldados japoneses participam das forças de paz da ONU e o Japão é uma potência econômica, industrial, tecnológica, embora cada vez mais descaracterizada, desenraizada de suas antigas raízes culturais. Mas é isso o que podemos chamar de o Japão da paz?

As guerras são feitas em nome da defesa da pátria, da ordem, de Deus... e da paz. Esse é o grande argumento para justificar os lançamentos das bombas sobre Hiroshima e Nagasaki. Para salvar vidas americanas, é preciso matar muitos japoneses. E assim, se de fato a bomba trouxe a paz, aquelas vidas morreram em sacrifício.

Contudo, o que traz a paz não é a bomba. Ela traz a dominação, a destruição, a humilhação, o trauma, mas não a paz. Traz uma nova ordem mundial, um novo mapa para as nações, estabelece novas rotas para os navios, outras moedas correntes.

A paz nasce da reconciliação com o inimigo, do perdão, da aceitação do outro, do respeito mútuo, da cooperação. A paz não é um tratado de rendição em que o vencido admite sua derrota. É uma declaração de amor. A paz é irmã gêmea da justiça.

Entretanto, numa dimensão muito mais profunda e na dimensão do evangelho de Cristo, a paz que o mundo não pode conhecer, que transcende a lógica de nossa cultura, a paz de Cristo é trazida pelo seu sacrifício. Paz com Deus, quebra de barreiras, paz com os seres humanos. Paz interior e com o cosmos. Paz que nasce do desejo bom do Criador. Paz que é estabelecida em nós pelo Espírito Santo. Paz rara, paz profunda!

Uma bênção irlandesa diz: "Deep peace, pure gold of the sun to you. Deep peace, pure white of the moon to you. Deep peace, pure blue of the sky to you. Deep peace, pure green of the grass to you. Deep peace, pure brown of the earth to you. Deep peace, pure grey of the dew to you. Deep peace, of the running wave to you. Deep peace, of the whispering trees to you. Deep peace, of the flowing air to you. Deep peace, of the quiet earth to you. Deep peace, of the shining stars to you. Deep peace, of the Son of Peace to you".

Uma tradução mais ou menos: "Paz profunda, puro ouro do sol para ti. Paz profunda, pura brancura da lua para ti. Paz profunda, puro azul do céu para ti. Paz profunda, puro verde da grama para ti. Paz profunda, pura cor de terra para ti. Paz profunda, puro cinza do orvalho para ti. Paz profunda das águas correntes para ti. Paz profunda, do murmúrio das árvores para ti. Paz profunda, do ar que flui para ti. Paz profunda, do Filho da Paz para ti".

Comentários

Teorema Editora disse…
Não silencie a voz. Deixe ela continuar voando sobre os telhados do mundo.
Abraços

Postagens mais visitadas deste blog

finalmente, o site

Queridos amigos, finalmente nasceu o meu site. Visitem: www.gladircabral.com.br. Ele nasceu deste blog, por isso o conteúdo ainda é bastante semelhante. Mas pouco a pouco vou inserir no site informações novas, download de música, letras, cifras coisa e tal. Mas pretendo continuar com o blog até onde for possível. Espero vocês lá. Abraços, Gladir

cartas para Deus

Querido Deus, Em vez de deixar as pessoas morrerem e ter que fazer outras novas, por que você não fica com as que já tem? Jane Querido Deus, Quem desenha a linha entre os países? Nan Querido Deus, Fui a um casamento e os noivos se beijaram dentro da igreja. Isso tá certo? Neil Querido Deus, Muito obrigado pelo meu irmãozinho, mas eu tinha pedido um cachorrinho. Joyce Querido Deus, Chuveu durante nossas férias inteirinhas e meu pai ficou louco de raiva! Ele disse algumas coisas sobre você que não se deve dizer, mas espero que você não o castigue por isso. Seu Amigo (mas não vou dizer meu nome)

mais cartas a Deus

Querido Deus, Eu acho que o grampeador é uma das suas melhores invenções. Ruth Querido Deus, Eu penso em você às vezes, mesmo quando não estou orando. Elliott Querido Deus, Eu aposto que é muito difícil para você amar todas as pessoas do mundo. Tem somente quatro pessoas em nossa família e mesmo assim eu não consigo fazer isso! Nan Querido Deus, De todas as pessoas que trabalharam pra você, eu gosto mais de Noé e Davi. Rob Querido Deus, Se você olhar pra mim domingo, vou lhe mostrar meus sapatos novos. Mickey Querido Deus, Nós lemos que Thomas Edison inventou a luz. Mas na Escola Dominical, nós aprendemos que foi você que fez isso. Então eu aposto que ele roubou a sua idéia. Donna Querido Deus, Ninguém pode ser um Deus melhor que você. Bem, só quero lhe dizer que não estou dizendo isso só porque você já é Deus. Charles Querido Deus, Eu não achava que laranja e púrpura combinavam, até que eu vi o pôr-do-sol que você fez na terça-feira. Aquilo foi legal! Eugene Querido Deus, Talvez Caim