Pular para o conteúdo principal

fama, eternidade e esquecimento

A Divina Comédia é um mar às vezes revolto, às vezes calmo, mas sempre cheio de peixe. Em capa página é possível pescar sabedoria e ironia, como em:

"A fama que se adquire no mundo é como o soprar do
vento, que ora é numa direção, ora noutra, e recebe
diversos nomes segundo as várias partes das quais sopra.

Antes que seja passado um milênio, que é em
confronto com a eternidade um tempo mais breve
que um volver de olhos em comparação

ao movimento do céu estrelado, qual fama
haverás tu maior se morreres
na velhice, ou se morreres menino?

(...)

O vosso renome tem a cor da erva,
e passa da manhã à tarde e o Sol
que a fez nascer é o mesmo que a seca."


(Dante, II.xi)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

eixo

No fundo do poço há plena paz de águas puras e límpidas, ainda que abscônditas. No centro da roda de engenho o movimento é mínimo quase nulo, neutro, pois no eixo está a força contida que sustém os braços abertos de quem gira. No centro da Terra, no coração quente e escuro da Terra, ignorando tempestades, metrópoles, aviões e bombardeios, ondas e navios bravios, pulsa a vida.

água santa

A água é limpa A água é clara A água é alva É água. A água lava Cada casa Cada cara Lava e cala. A água não fala Age, salutar, Salta e cascata Clareia e lança. A água anda, Andes, indígenas. A água sara, Saara, batistas. Água atlântica, Pacífica, Índica, Mediterrânica, Benta, Água santa.

finalmente, o site

Queridos amigos, finalmente nasceu o meu site. Visitem: www.gladircabral.com.br. Ele nasceu deste blog, por isso o conteúdo ainda é bastante semelhante. Mas pouco a pouco vou inserir no site informações novas, download de música, letras, cifras coisa e tal. Mas pretendo continuar com o blog até onde for possível. Espero vocês lá. Abraços, Gladir